Dicas
Oficina - Troque a corrente
29/02/2008
POR BRUNO ATHAYDE

O bom funcionamento da corrente é decisivo para o desempenho da bicicleta, afinal o componente é responsável pela transmissão da força do ciclista à roda.

A durabilidade da corrente depende muito dos cuidados de manutenção e do uso, podendo variar entre 4 e 10 mil km. Para não ter surpresas desagradáveis, mantenha-a sempre limpa e lubrificada.

Além disso, evite pedalar com a corrente cruzada, isto é, usando a coroa grande associada a uma catraca grande, ou a coroa pequena com uma catraca pequena, pois o atrito aumenta e isso desgasta mais rapidamente a corrente e a cassete.

Os câmbios Campagnolo e Shimano lançados mais recentemente usam cassetes com 10 pinhões, que requerem correntes especiais, menores do que as usadas nas cassetes de 8 e 9 pinhões. Como são menores, essas correntes são mais delicadas e requerem mais cuidados. Para remover o componente, a única ferramenta necessária é o saca corrente.

01 Para abrir a corrente, coloque-a sobre a coroa pequena e sobre uma catraca intermediária. Com o saca corrente, retire um elo duplo, um macho e uma fêmea.

02 Para montar a corrente, coloque-a sobre a coroa pequena e uma catraca intermediária. Em seguida, encaixe o elo duplo na corrente.

03 Empurre o pino de volta até que ele fique realmente encaixado. Para verificar, e pressione o eixo para dentro com os dedos.

04 Lubrifique com óleo para deixar o giro da corrente mais solto e sem ruí

Fonte: Prologo