Dicas
Oficina - Manutenção do V-Brake
06/03/2008

O freio é o principal equipamento de uma bicicleta. Por isso mesmo, é essencial que esteja sempre em dia. Ao trocar a sapata de freio, é necessário alinhá-la corretamente. Ao frear, o movimento da roda tende a deslocá-la. Se ela estiver paralela ao aro, parte da sua superfície não tocará a roda. Com isso, a frenagem fica prejudicada e o desgaste da sapata é irregular. Para evitar o problema, é necessário fazer o procedimento conhecido como cambagem. Além de ter sempre sapatas em boas condições, é importante garantir que os freios apliquem pressão suficiente sobre os aros, regulando a tensão dos cabos e a “altura” do manete.


01 Troca de Sapata
Solte o cabo do freio e retire a sapata com a chave Allen. Cuidado para não perder os espaçadores, pois serão necessários para ajustar a posição da sapata.

02 Coloque a nova sapata no lugar, atentando para a colocação dos espaçadores (peças ovaladas permitem ajustar a posição lateral da sapata).

Fonte: Prologo


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